quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pascoa 2011 - Distrito Portalegre - Évora


Na Pascoa deste ano, aproveitando os feriados de Sexta-feira e de Segunda-feira, tendo quatro dias aproveitamos para passear um pouco, só saímos no Sábado devido a ter estado a chover todo dia anterior. A partida foi pelas 10.30H, sem pressas fomos pela A1 até á saída para a A23 (esta por enquanto ainda sem portagem), decidimos parar na AS de Abrantes para as nossas crianças brincarem um pouco, nos recintos infantis que por lá existem.
  













Terminando o almoço, mais uns minutos de brincadeira e partimos até ao próximo destino que seria Marvão, retomámos o caminho pela A23 até á saída para a IP2 em direção a Portalegre, para em Alpalhão seguimos pela N246 para Marvão, passando antes ao lado de Castelo de Vide. Chegámos a Marvão por volta das 16.00h, o parque á entrada da Vila estava completo, estacionamos um pouco abaixo próximo da zona dos autocarros.  
 A existência de Marvão datará pelo menos do período Romano, sendo a utilização dos seus rochedos destinada a servir de refugio da população aos povos invasores, ou como ponto estratégico em termos militares, passando pela ocupação Árabe no século IX para ser conquistada por D.Afonso Henriques no século seguinte. Sendo nos dias de hoje uma Vila pitoresca agradável de se visitar.

                                                 Ruas de Marvão
Uma das entradas de Marvão (de AC nem pensar)
Sentados nas antigas defesas
Vista de Marvão

Terminada a visita, o próximo destino seria Castelo de Vide a uns 15km, voltando para trás e pondo no GPS as coordenadas de um estacionamento tiradas do portal do CampingCar Portugal, deu-se com facilidade do local exacto, estando já estacionada outra AC.

Este estacionamento está muito próximo do centro a uns cinco minutos a pé, demos uma passagem em frente á igreja seguindo pela rua completa de cafés e lojas de artesanato, em direção ao jardim central que estava bem cuidado, tendo um espaço infantil que fez as delicias dos nossos pequenos. Depois desta pequena visita cerca de 1 hora, fez-se o regresso á AC de modo a partirmos para Alter do Chão, mas á saída deste estacionamento do lado oposto ao da entrada, seguindo o sentido das setas pintadas no chão, a saída faz-se com uma inclinação acentuada, ora quando a frente entra na estrada a traseira da AC apróxima-se do chão da rampa da saída, e quando temos uma ponta traseira algo comprida como é o nosso caso numa AC de 7.28mt de comprimento, ela de certeza vais raspar no chão, fazendo bastante barulho mas pior que isso foi ter ficado com as barras do prolongamento do chassis um pouco danificadas, chegando mesmo a cortar o fio eléctrico dos sensores de estacionamento do lado esquerdo, fica aqui um aviso para se algum companheiro visitar Castelo de Vide e estacionar neste parque recomendado pelo portal do CampingCar Portugal, situação que já fiz referência no seu devido espaço, sair sempre pela entrada para não ter dissabores idênticos. Passado este momento menos bom, rumámos em direção a Alter do Chão indo pela N246 passando ao lado de Portalegre, seguindo depois pela IC13 até ao destino final desse dia.
 Em Alter do Chão íamos com a indicação de pernoitar numa praceta por detrás do posto da GNR, que fica na Av. da Coudelaria de Alter, dirigi-me ao posto falei com um agente das minhas intenções, disse-me que poderia pernoitar nesse local, dando a hipótese de outro local por detrás da Praça de Touros, onde também costumavam ficar por lá ACs, demos uma passagem pela praça, local espaçoso mas deserto, indo a nossa preferência pela praceta inicial onde passámos uma noite tranquila.
 No Domingo estava programado a visita á Coudelaria de Alter do Chão, a poucos kms de Alter chegámos pelas 10.30H, a visita começava ás 11.30H dando tempo para um pequeno passeio de charrete,

               a visita começa pela passagem ás cavalariças dos garanhões,

de seguida passámos pela falcoaria, onde estava prevista uma demonstração de voo que não aconteceu devido a nesse dia decorrer um leilão de cavalos, e estando montadas varias barraquinhas de comes e bebes alterou a área de referência para as aves, podendo desórienta-las. Tivemos uma explicação bem esclarecedora deste tipo de ave, das várias espécies, das sua origens, desde o continente americano ao asiático.
Passámos também pela zona onde as éguas tinham as crias, vendo algumas fases de tempo de gestação, como também de potros muito jovens, passamos por uma zona onde estavam a ser preparados os cavalos que iam a leilão,

         fazendo por fim uma passagem pela Casa dos Trens (fotos tiradas da net)

acabando a visita era chegada a hora do almoço que foi dentro da AC, entretanto iam chegando pessoas  para o leilão que começaria pelas 15.00h, acontecimento não presenciado por nós visto que o nosso destino nesse dia seria ir ter com uns amigos que viviam em Évora. Tentando encurtar caminho o GPS enviou-nos para o centro de Alter, e como começamos a ver ruas muito estreitas, decidimos por vias mais largas tomando a IC13 passando ao largo de Portalegre, seguindo pela IP2 até Estremoz e N18 até Évora, chegámos á cidade pelas 17.30H, fizemos uma pequena visita ao centro á Praça do Giraldo onde lanchámos no café Arcádia, a seguir fomos ter com os nossos amigos onde passámos o resto da tarde em sua casa, numa Vivenda onde nossas crianças se entreteram com as deles, pois tinham mais ou menos a mesma idade. Fomos jantar a uma marisqueira numa mesa bem composta a nível humano, quatro adultos e cinco crianças, após o jantar deu-se uma visita á nossa Autocaravana para dar a conhecer aos amigos esta espécie de casa rolante, á qual ficaram impressionados pela sua composição e arrumação numa área tão pequena, nessa noite ficámos no Parque de Campismo da cidade, passando mais uma noite tranquila.
 Segunda Feira, ultimo dia de passeio deste fim de semana prolongado, iria ser passado no Monte Selvagem, situado perto de Montemor-o-Novo, um parque temático aberto ao público desde 8 de Maio de 2004 em que os visitantes têm ao seu dispor equipamentos de lazer e recreio, onde podem em simultâneo aprender, divertir-se e interagir com a natureza e o mundo animal, onde alberga animais domésticos e selvagens e vários tipos de plantas.


Esta visita decorreu ao longo do dia, fizemos uma pausa para almoço dentro da AC, demos uma volta ao longo da área dita selvagem a bordo dum atrelado puxado por um Tractor,


              dando por terminada após termos visto darem comida aos Corcodilos,

de volta a casa seguindo pela N4 passando por Vendas Novas até Pegões, indo pela N10 para Vila Franca de Xira, chegando a Lisboa pelas 18.00H depois deste passeio de mais ou menos 680km que foi do agrado de toda a família.




















1 comentário:

  1. Excelente relato e fotos!
    E boa reportagema divulgar aos casais autocaravanistas com filhos e sobrinhos!
    boas viagens
    Decarvalho

    ResponderEliminar